Notícias

    Nova tabela do Imposto de Renda 2024 vale para salários pagos a partir de fevereiro; entenda o que mudou

    Avalie este item
    (0 votos)

    Por Daniel Cristóvão, Valor Investe — São Paulo

    O governo mudou a tabela do Imposto de Renda 2024 e quem recebe até dois salários mínimo - R$ 2.824 - não vai precisar pagar IR. A MP (Medida Provisória) foi publicada nesta quarta-feira (7) no Diário Oficial da União e a nova tabela do imposto de Renda passa a valer imediatamente, com efeito na folha de pagamento de fevereiro.

    Esta é a segunda mudança na faixa de isenção do Imposto de Renda no governo atual do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes a tabela do Imposto de Renda não sofria alterações desde 2015. Em maio de 2023, o governo havia feito o mesmo: mudado a faixa de isenção para quem ganha até dois salários mínimos.

    A correção na tabela do IR 2024 publicada hoje na MP, no entanto, só muda na faixa de isenção - a exemplo do que ocorreu ano passado e diferentemente do que ocorria até 2015, quando o ajuste na faixa inferior também era acompanhado por correções nas faixas seguintes.

    Ou seja, o restante da tabela não sofreu correção. Num exemplo, a alíquota de 27,5% incidia a partir dos valores superiores a R$ 4.664,68 por mês, e assim vai continuar. Outra diferença é que, desta vez, o desconto anual por dependente, assim como o desconto com despesas de educação e o teto do desconto para quem faz declaração simplificada foram mantidos em R$ 2.275,08, em R$ 3.651,50 e em R$ 16.754,34, respectivamente.

    Veja a nova tabela do Imposto de Renda 2024

     Nova tabela do Importo de Renda 2024

    Rendimento mensal Alíquota Dedução
    Até R$ 2.259,20 zero zero
    De R$ 2.259,21 até R$ 2.824,00 com desconto de R$ 564,80 zero zero
    De R$ 2.259,21 até R$ 2.828,65 sem desconto de R$ 564,80* 7,5% R$ 169,44
    De R$ 2.828,66 até R$ 3.751,05 15,0% R$ 381,44
    De R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68 22,5% R$ 662,77
    Acima de R$ 4.664,68 27,5% R$ 896,00
    *quem ganha até dois salários mínimos pode optar não fazer a declaração simplificada    
    Compartilhe nas redes sociais:

    Deixe um comentário

    Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

    MAIS LIDAS

    SIGA PELO INSTAGRAM

    Copyright ©. Todos os direitos reservados a Sinfac-PA. Desenvolvido por
           

    ©

    Search